PROBLEMAS COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA? Abrir um chamado Consultar protocolo

Modernização de rede de iluminação pública de Belo Horizonte está na reta final.


26 de novembro

Todos os 182 mil pontos de iluminação pública de Belo Horizonte estarão com lâmpadas de LED no segundo semestre de 2020. Iniciada em julho de 2017, a Parceria Pública Privada celebrada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a BHIP para a modernização da rede de iluminação já contabiliza, até o momento, a substituição de 120 mil lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED nas regiões de Venda Nova, Barreiro, Norte, Noroeste, Nordeste, Leste e parcialmente nas regiões Oeste e Centro.

A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte tem como grande diferencial o uso da chamada “telegestão” – sistema de controle integral das luminárias, por meio de um centro de gerenciamento que permite acionar e apagar a iluminação remotamente. Com o sistema é possível ainda controlar o fluxo luminoso (dimerização), medir o consumo de energia, acompanhar grandezas elétricas e monitorar falhas, viabilizando a ação imediata de equipes de manutenção.

 “Ela é baseada no conceito da Internet das Coisas e, com isso, nos permite a incorporação de sensores que vão trazer inteligência para a gestão da iluminação”, aponta o diretor de engenharia e tecnologia da concessionária, Marcelo Menegatto.

O meio ambiente também ganha com o uso das luminárias de LED: é que elas utilizam material não contaminante, ao contrário da iluminação convencional com vapor de sódio ou mercúrio e outros elementos químicos, que demandam descontaminação. Estudos indicam que uma melhor iluminação influencia na redução da criminalidade e de acidentes de trânsito.

  

Iluminação de destaque

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que leva a assinatura de importantes nomes da arquitetura e das artes, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, também recebeu iluminação especial para valorizar ainda mais sua importância e reforçar a sensação de segurança. Entre os desafios estava a iluminação da Barragem da Pampulha, que, por estar situada na cabeceira de uma pista de pouso, tem restrições quanto à instalação de postes nas imediações.

 

“Estudamos o caso e desenvolvemos, junto a uma fabricante, luminárias dotadas de projetores LED com feixe direcionado. Elas estão sendo implantadas nos nichos existentes na mureta lateral. Desta forma conseguimos solucionar a falta de iluminação do local, que está escuro há anos”, destaca Menegatto.

 

Vale ressaltar que a solução foi desenvolvida com exclusividade para a concessionária, atendendo a critérios de qualidade e com sistema que dificulta eventual vandalismo. Além da barragem, toda a Orla da Lagoa, Casa do Baile, Museu de Arte, Barragem e Praça Alberto Dalva Simão vão receber iluminação reformulada pela BHIP.

 

Link matéria original:

https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/modernizacao-de-rede-de-iluminacao-publica-de-belo-horizonte-esta-na-reta-final


Mais notícias