PROBLEMAS COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA? Abrir um chamado Consultar protocolo

A BHIP

A BHIP é a Concessionária de Iluminação Pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram modernizados, utilizando luminárias com a tecnologia LED, que consomem menos energia elétrica, são três vezes mais duráveis que as lâmpadas convencionais e iluminam melhor.

A concessão, uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, foi estabelecida por meio de PPP (Parceria Público-Privada), e atualmente é referência no Brasil e no mundo, considerando a dimensão do parque de iluminação pública, a velocidade de sua modernização e os padrões de qualidade definidos em contrato.

A troca das lâmpadas de vapor de sódio da cidade por luminárias LED geraram economia de energia e redução da taxa de falhas de 6% para menos de 1%. Outra diferença importante é o tempo de atendimento dos chamados de manutenção, que também foi reduzido. Antes da PPP o prazo chegava a dez dias e atualmente, com a gestão da BHIP, o prazo máximo é de 48 horas. 

Inteligência na iluminação

Com o término da modernização Belo Horizonte passa a ter um inovador sistema de telegestão baseado no conceito de Internet das coisas (IoT), proporcionando o controle informatizado e remoto entre as luminárias e o centro de controle operacional, o que possibilita a imediata identificação de falhas, a programação e controle do funcionamento das luminárias e a medição e acompanhamento das suas grandezas elétricas, dentre elas a medição do consumo real de energia elétrica. A telegestão abre espaço também para Belo Horizonte ser a primeira cidade latino-americana a contar com uma tecnologia aplicável a outras áreas estratégicas, como o gerenciamento de semáforo e de câmeras de segurança. Sem contar outras aplicações a partir da chegada da tecnologia 5G.

Melhor para o Meio Ambiente

A tecnologia LED é notável por não possuir substâncias tóxicas e metais pesados, presentes nas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico que, se não forem adequadamente manipuladas, podem causar impactos ambientais, como a contaminação da água e solo.

A melhoria da iluminação oferecida pela tecnologia LED ocorre graças ao maior e mais uniforme fluxo luminoso e ao melhor índice de reprodução de cores, que contribui na experiência das pessoas ao circularem pela cidade no período noturno, promovendo maior sensação de segurança e conforto visual na identificação de cores, objetos e equipamentos urbanos. Além disso, a nova tecnologia implantada passou também a atender a norma brasileira de iluminação pública ABNT 5.101.

Iluminação de destaque

Dividido em três etapas, a BHIP realizou o projeto “Iluminação de Destaque”, repaginando a iluminação e valorizando ainda mais 13 pontos notórios da cidade, dentre eles: a Praça da Liberdade, a Viaduto do Santa Tereza, a Praça do Papa e o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

 

 

A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação ao longo dos 20 anos da concessão.

 

O resultado alcançado em Belo Horizonte é reflexo de um plano de ação muito bem estruturado e executado com excelência e sintonia entre as equipes da BHIP e do poder público. Exemplo disso é que dezenas de prefeituras e consórcios mantém contato frequente conosco, objetivando compreender a magnitude, complexidade e as soluções inovadoras do projeto”,

Diretor Presidente da BHIP, Marcelo Menegatto.


Economia e Eficiência energética
  • Uso adequado das fontes de energia;
  • Melhor desempenho na iluminação com menor gasto de energia;
  • Aumento da vida útil das lâmpadas, reduzindo os transtornos com manutenção.
Segurança
  • Aumento da iluminação em todos os pontos da cidade;
  • Redução de pontos escuros e zonas de sombra.
  • Contribuição na redução de acidentes e atropelamentos no período noturno;
  • Contribuição para a redução da criminalidade;
Meio Ambiente
  • Redução de impactos ambientais com uso adequado das fontes de energia;
  • Redução da emissão de CO2, um dos responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global;
  • Adoção de tecnologia LED, livre de metais pesados;
  • Menor geração de resíduos sólidos e correto descarte conforme a legislação vigente;
  • Redução da poluição luminosa a partir do uso da  tecnologia LED, promovendo adequado direcionamento da luz.
Melhorias do Serviço
  • Alto índice de lâmpadas em funcionamento;
  • Rápida resolução e atendimento dos chamados;
  • Constantes aferições dos níveis  de luminosidade;
  • Atendimento às Normas ABNT NBR 5101.

Linha do tempo

Para navegar deslize o conteúdo abaixo para os lados.
  1. Lei Municipal

    A Concessão Administrativa de iluminação pública foi autorizada pela Lei Municipal nº 10.897, de 30 de dezembro de 2015.

  2. Publicação do Edital de Concessão Internacional

    Edital de Concorrência Pública SMOBI nº 005/2016. Processo Administrativo nº 01-162.894/15-31, com resultado oficial divulgado no DOM de 29 de março de 2016.

     

  3. Assinatura do Contrato

    Assinatura do contrato de concessão em sessão pública realizada no dia 13 de julho de 2016, publicado no DOM do dia 29 de julho de 2016.

  4. Assinatura do Aditivo do Contrato e Ordem de Serviço

    Assinatura do Aditivo do Contrato de Concessão em Sessão Pública realizada no dia 17 de maio de 2017.

    Assinatura da Ordem de Serviço pela Prefeitura de Belo Horizonte.

  5. Início da Operação

    Inicio das atividades de manutenção do parque convencional de IP de Belo Horizonte.

  6. Previsão do início da Modernização

    Início dos serviços de substituição da Iluminação atual por Luminárias de LED

  7. Conclusão da Modernização

    Encerramento dos serviços de substituição da Iluminação atual por Luminárias de LED.

  8. Fim da Concessão

    Encerramento das atividades da BHIP e Devolução do Parque de Iluminação Totalmente modernizado para o poder Concedente.