PROBLEMAS COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA? Abrir um chamado Consultar protocolo

A BHIP

A BHIP é a Concessionária de Iluminação Pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram modernizados, utilizando luminárias com a tecnologia LED, que consomem menos energia elétrica, são três vezes mais duráveis que as lâmpadas convencionais e iluminam melhor.

A concessão, uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, foi estabelecida por meio de PPP (Parceria Público-Privada), e atualmente é referência no Brasil e no mundo, considerando a dimensão do parque de iluminação pública, a velocidade de sua modernização e os padrões de qualidade definidos em contrato.

A troca das lâmpadas de vapor de sódio da cidade por luminárias LED geraram economia de energia e redução da taxa de falhas de 6% para menos de 1%. Outra diferença importante é o tempo de atendimento dos chamados de manutenção, que também foi reduzido. Antes da PPP o prazo chegava a dez dias e atualmente, com a gestão da BHIP, o prazo máximo é de 48 horas. 

Inteligência na iluminação

Com o término da modernização Belo Horizonte passa a ter um inovador sistema de telegestão baseado no conceito de Internet das coisas (IoT), proporcionando o controle informatizado e remoto entre as luminárias e o centro de controle operacional, o que possibilita a imediata identificação de falhas, a programação e controle do funcionamento das luminárias e a medição e acompanhamento das suas grandezas elétricas, dentre elas a medição do consumo real de energia elétrica. A telegestão abre espaço também para Belo Horizonte ser a primeira cidade latino-americana a contar com uma tecnologia aplicável a outras áreas estratégicas, como o gerenciamento de semáforo e de câmeras de segurança. Sem contar outras aplicações a partir da chegada da tecnologia 5G.

Melhor para o Meio Ambiente

A tecnologia LED é notável por não possuir substâncias tóxicas e metais pesados, presentes nas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico que, se não forem adequadamente manipuladas, podem causar impactos ambientais, como a contaminação da água e solo.

A melhoria da iluminação oferecida pela tecnologia LED ocorre graças ao maior e mais uniforme fluxo luminoso e ao melhor índice de reprodução de cores, que contribui na experiência das pessoas ao circularem pela cidade no período noturno, promovendo maior sensação de segurança e conforto visual na identificação de cores, objetos e equipamentos urbanos. Além disso, a nova tecnologia implantada passou também a atender a norma brasileira de iluminação pública ABNT 5.101.

Iluminação de destaque

Dividido em três etapas, a BHIP realizou o projeto “Iluminação de Destaque”, repaginando a iluminação e valorizando ainda mais 13 pontos notórios da cidade, dentre eles: a Praça da Liberdade, a Viaduto do Santa Tereza, a Praça do Papa e o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

 

 

A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação ao longo dos 20 anos da concessão.

 

O resultado alcançado em Belo Horizonte é reflexo de um plano de ação muito bem estruturado e executado com excelência e sintonia entre as equipes da BHIP e do poder público. Exemplo disso é que dezenas de prefeituras e consórcios mantém contato frequente conosco, objetivando compreender a magnitude, complexidade e as soluções inovadoras do projeto”,

Diretor Presidente da BHIP, Marcelo Menegatto.


Linha do tempo

Para navegar deslize o conteúdo abaixo para os lados.