Quem passa pelas ruas das regiões do Barreiro, Venda Nova e Norte, em Belo Horizonte, tem percebido novas iluminações. Isso deve ao fato da modernização realizada pela Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP). Até agosto deste ano espera-se a conclusão dos serviços nestas regiões, onde as lâmpadas de vapor de sódio, as amarelas, serão substituídas pelas de LED.

Até o momento 33 dos 182 mil pontos de iluminação pública foram modernizados pela BHIP, número que ultrapassou a meta estabelecida. Um dos diferenciais da nova iluminação é o fato dela ser mais econômica, iluminar de uma forma mais abrangente e ter durabilidade superior se comparada com as atuais.

Cronograma da conclusão dos trabalhos na capital (Divulgação/BHIP)

No cronograma da BHIP, o hipercentro começará a receber a modernização a partir do ano que vem. A empresa iniciou seu trabalho no dia 22 de junho de 2017 e em outubro deu início à troca das lâmpadas que está previsto para terminar no final de 2020. A princípio, como conta Marcelo Bruzzi, CEO da empresa, a ideia era iniciar a modernização pelo hipercentro.

Um pedido de Alexandre Kalil modificou a programação. “Ele solicitou que iniciássemos pelas áreas de periferia, pois são esses locais em que o trabalhador acorda enquanto ainda está de noite e, muitas vezes volta no momento em que já escureceu novamente. São nesses lugares que temos índice maior de criminalidade. É iluminar para quem precisa”, lembra.

Tempo de atendimento foi reduzido de oito para dois dias

Além de garantir uma melhor iluminação, as lâmpadas de LED possibilitarão uma redução de 45% no gasto de energia com a iluminação pública. Essa é uma das metas que a empresa pretende alcançar. As outras são: redução na taxa de falha das luminárias, adequação da iluminação da cidade às normas brasileiras de iluminação pública e melhoria na qualidade no atendimento ao cidadão.

Rondas identificam lâmpadas queimadas

Para pedir a substituição de lâmpadas queimadas, a BHIP oferece três canais de contato. São eles o telefone 0800-941-6789, o portal da BHIP e os aplicativos para sistemas Android e iOS. Essas são as formas que o cidadão tem para se comunicar com a empresa.

Além disso, a própria BHIP realiza ronda noturna pela cidade, das 18h às 4h para identificar pontos luminosos com falhas. Cada motoqueiro possui um tablet, onde, utilizando o georreferenciamento, envia o pedido de troca da lâmpada para a empresa. Mensalmente os motoqueiros percorrem 6 mil quilômetros, a distância de Belo Horizonte até o México.

Monumentos terão iluminação especial

Com o objetivo de valorizar os monumentos da cidade, uma iluminação especial será colocada em 13 pontos turísticos. Os monumentos que receberão a iluminação especial serão: Praça da Liberdade e seu entorno, Viaduto Santa Tereza, Praça Duque de Caxias, Praça do Papa, Mirante das Mangabeiras (até outubro de 2018), entorno da Lagoa da Pampulha, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Praça Alberto Dalva Simão (até outubro de 2019), Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Praça da Estação e Museu de Artes e Ofícios (até outubro de 2020).

Bruno Lavorato/BHIP

Fonte: BHAZ (https://bhaz.com.br/2018/05/16/iluminacao-led-barreiro/)