PROBLEMAS COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA? Abrir um chamado Consultar protocolo

Prefeitura planeja a implantação de rede de iluminação inteligente


18 de junho

A Prefeitura de Vila Velha trabalha para fazer com que o município seja uma das primeiras cidades inteligentes do Espírito Santo. Na semana passada, representantes da Secretaria Municipal de Administração (Semad) estiveram em Belo Horizonte (MG), que no ano passado lançou um programa de tecnologias da informação e de comunicação para tornar mais eficiente a prestação do serviço público em diversos setores.
 
Na capital mineira, o subsecretário municipal de Tecnologia da Informação, Marcelo Endlich Leal, e o assessor técnico Eliomar Mazoco, participaram de uma reunião com representantes da BHIP que apresentaram o trabalho de Smart Grid (rede de iluminação inteligente) que está sedo feito na cidade mineira. O encontro aconteceu no dia 6 de junho.
 
Além da Semad, as secretarias municipais de Governo e Coordenação Institucional (Semgov); de Planejamento e Projetos Estratégicos (Sempla); e de Obras (Semob), trabalham para o que o sistema seja implantado em Vila Velha até 2020.
 
“A lógica do Smart Grid é baseada na palavra ‘inteligência’. As novas redes serão automatizadas com medidores de qualidade e de monitoramento do consumo de energia numa cidade em tempo real, por exemplo”, explica Marcelo Leal.
 
Dentro do projeto, a Prefeitura de Vila Velha tem o objetivo de fazer com que todos os 34 mil pontos de iluminação pública da cidade recebam novas lâmpadas de LED. Por meio da rede elétrica haverá a implantação de um amplo sistema de telegestão (gerência à distância), que promoverá maior eficiência na prestação de serviços à população em áreas essenciais como segurança, saúde, limpeza e educação.
 
O sistema de telegestão
 
– Um dos exemplos de telegestão é o trabalho realizado pela Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal de Vila Velha. A Prefeitura de Vila Velha pretende implantar esse sistema em outras áreas, além da gestão do trânsito e da segurança pública;
 
– Uma cidade inteligente (Smart City) é aquela que faz o uso de tecnologias da informação e de comunicação com equipamentos como câmeras, sensores, smartphones, aplicativos e plataformas digitais, para tornar a gestão pública mais eficiente e melhorar a qualidade de vida da população;
 
– Com a rede de iluminação inteligente (Smart Grid) é possível promover uma economia de ao menos 30% no consumo de energia. Nesse sistema também é possível ser feito um controle, em tempo real, do consumo de energia elétrica. 
 
Fonte: Prefeitura de Vila Velha (http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2018/06/prefeitura-planeja-a-implantacao-de-rede-de-iluminacao-inteligente-20895)

Mais notícias

Contato da Assessoria de Imprensa


jaqueline.mata@linkcomunicacao.com.br

(31) 99808.1371

linkcomunicacao.com.br

@linkcomunicacao

Imagens oficiais


Acessar arquivos

Notícias, releases e notas oficiais


Ver notícias